Aviso de alerta! Apenas nos primeiros cinco meses de 2025, Minas Gerais registrou cerca de 120 ocorrências diárias de golpes financeiros contra idosos. Esses dados alarmantes são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp/MG).
A situação é tão crítica que a Comissão de Direitos Humanos (CDH) vai discutir o projeto de lei (PL 4472/2020), que altera o Código Penal e o Estatuto do Idoso para aumentar em um terço as penas de crimes cometidos contra idosos com mais de 80 anos ou contra aqueles que possuam alguma deficiência, seja física ou mental — grupo classificado como hipervulnerável.
Os golpes financeiros não afetam apenas o seu bolso, eles trazem transtornos emocionais e podem comprometer o seu futuro. Com o aumento expressivo desses crimes, a informação e a prevenção são suas maiores aliadas.
Confira algumas dicas para se proteger:
1- Desconfie de ofertas irrecusáveis: se a promessa de lucro é muito alta e rápida, ou se a oferta de empréstimo parece boa demais para ser verdade, desconfie. Golpistas usam essas táticas para atrair vítimas.
2- Não compartilhe dados sensíveis: nunca forneça senhas, códigos de segurança (token), número completo do cartão de crédito ou dados bancários por telefone, e-mail, WhatsApp ou links suspeitos. Instituições financeiras sérias como a Zema Financeira não solicitam esses dados fora de ambientes seguros e verificados.
3- Verifique a identidade do contato: em caso de dúvida, desligue a ligação e entre em contato diretamente com a Zema Financeira ou a instituição que entrou em contato com você através dos canais oficiais (site, telefone da central de atendimento, etc.), que você já conhece. Nunca use números ou links fornecidos pelo contato suspeito.
4- Cuidado com a engenharia social: golpistas utilizam técnicas para manipular suas emoções e obter informações. Podem se passar por funcionários do banco, parentes em apuros ou até mesmo criar situações de emergência para te pressionar.
5- Fique atento a boletos falsos: sempre confira o beneficiário e os dados do boleto antes de pagar. Utilize o leitor de código de barras do seu banco para verificar as informações.
A Zema Financeira está sempre ao seu lado para oferecer as melhores soluções financeiras com total segurança. Compartilhe este alerta com seus amigos e familiares. Juntos, podemos construir uma comunidade mais protegida contra os golpes!
Em nosso blog disponibilizamos diversos conteúdos sobre segurança financeira, além de uma aba dedicada especialmente a informações sobre
educação financeira e digital. E para conhecer todas as soluções financeiras da Zema Financeira, basta
clicar aqui.