Cuidado com golpes e fraudes! A Zema Financeira nunca solicita depósitos adiantados ou pagamentos por transferência bancária.
Não cobramos tarifas através de depósitos, nem antecipadamente nem após a contratação do empréstimo. Clique aqui para mais informações.
Skip Navigation LinksPágina inicial>Blog>Aprenda o que é inteligência financeira e como desenvolvê-la
Novidades

Aprenda o que é inteligência financeira e como desenvolvê-la

​​​Você provavelmente já ouviu falar em inteligência financeira, mas sabe exatamente o que é ou como desenvolvê-la?

​​​Você provavelmente já ouviu falar em inteligência financeira, mas sabe exatamente o que é ou como desenvolvê-la? O termo se refere à capacidade de uma pessoa em saber administrar as suas finanças de forma eficiente, agindo de forma consciente e segura, evitando assim o comprometimento de sua renda. 

​Sabe aquela pessoa que ganha bem, mas mesmo assim está sempre endividada? Também existem aquelas que, apesar de ganharem pouco, controlam suas finanças de maneira eficaz e nunca contraíram dívidas. Esta é a diferença prática que ilustra o que é inteligência financeira. Ela não está vinculada à renda, mas sim a como ela é utilizada.


A inteligência financeira envolve algumas habilidades, tais como:

  • Ter domínio sobre o dinheiro que entra e o que sai: é extremamente importante saber para onde vai o seu dinheiro! Para isso, ajuda muito usar aplicativos de controle financeiro​ ou planilhas de gastos.

  • Cortar tudo aquilo que é supérfluo: usar o dinheiro de forma inteligente significa abrir mão de gastos desnecessários. Importante destacar que momentos de lazer e diversão podem sim ser prioridade, faz parte do processo de manter corpo e mente sãos. O problema está nos excessos e em comprar coisas que nunca se vai usar, por exemplo. 

  • É preciso ter metas! Se você não sabe quais são os próximos objetivos e o que deseja conquistar, fica fácil meter os pés pelas mãos e sair fazendo compras desnecessárias. Reserve um tempo para analisar quais são seus sonhos e objetivos próximos e distantes. Envolvem dinheiro? Qual valor? Quanto você precisa economizar por mês para conseguir realizar o seu plano no período desejado? Pense nisso antes de fazer qualquer compra e você notará a diferença de propósitos!​​

  • Disciplina é a palavra chave: de nada adianta baixar uma planilha de gastos e parar de usar pouco tempo depois. Ou economizar em um mês e gastar desenfreado no seguinte. Foco e persistência te levam mais longe.

Pessoas com inteligência financeira são organizadas e precavidas, planejam, poupam e investem. Estudam e estão sempre por dentro das notícias do mercado, sabem como agir caso o cenário econômico mude. Esta é a função do planejamento: saber quais caminhos seguir quando a situação mudar. 

A inteligência financeira é fundamental para viver uma vida com mais tranquilidade. Ela não é privilégio nem dom de alguns, todos nós podemos estudar cada vez mais e evoluir nos conhecimentos. Se você não sabe por onde começar, temos aqui no blog diversos conteúdos repletos de informações sobre educação financeira.

Esperamos que com este texto você se sinta inspirado a buscar uma vida financeira mais tranquila. Se estiver precisando de uma ajuda para colocar as contas em dia ou investir em algum projeto, conheça nosso empréstimo pessoal, clicando aqui​.​


Quer fazer um empréstimo online? Mulher Sorrindo com o celular na mão Simule gratuitamente